Como o ambiente de trabalho está mudando muito depressa, em breve, as organizações, no lugar de administradores e gerentes, vão necessitar mais é de facilitadores e orientadores.
Entretanto, as organizações terão de utilizar técnicas de planejamento, direção e controle. E, nos dias atuais, elas dependerão muito de pessoas eficazes em todos os níveis de função e de tarefas. E cada vez mais, administradores estão procurando formas de melhorar suas habilidades.
O Ambiente Geral das Organizações
O ambiente geral possui várias formas de indiretas que podem afetar dentro de uma organização.
Também chamado de macroambiente, possui quatro principais formas de influenciar as organizações internamente, são elas: o ambiente econômico, o ambiente tecnológico, o ambiente sócio-cultural, o ambiente político-legal e o ambiente internacional.
O Ambiente de tarefas
O ambiente de tarefas é constituído pelos seguintes elementos:
· Clientes- Pessoas que compram os produtos ou serviços da organização, que influenciam diretamente em como a organização deve funcionar.
· Competidores- Organizações concorrentes que competem diretamente por clientes e por recursos necessários.
· Fornecedores- Recursos financeiros, energia, equipamentos, serviços e materiais para produção de produtos e serviços de êxito no mercado.
· Reguladores- Elementos do ambiente de tarefas que controlam e influenciam a prática da organização.
· Parceiros estratégicos- Duas organizações que trabalham juntas sob forma de parceria para facilitar a venda, a distribuição, a divulgação dos produtos e serviços de suas organizações.
O Ambiente Interno: A Organização
Os elementos do ambiente interno da organização são:
· Proprietário- pessoa com direitos legais de propriedade daquele negócio.
· Empregados- recurso de pessoas do ambiente externo, a partir dos quais uma organização desenvolve a sua atividade.
· Administradores- corpo governante encarregado pela área administrativa do negócio.
· Ambiente Físico- instalações das organizações e o trabalho que as pessoas executam.
A Reação das Organizações ao Ambiente
James D. Thompson foi uma das principais pessoas a reconhecer a importância dos ambientes organizacionais. Ele sugere que o ambiente organizacional pode ser descrito em duas dimensões: o grau de mudança e o grau de homogeneidade.
O grau de mudança é a extensão na qual o ambiente é relativamente estável ou relativamente dinâmico. O grau de homogeneidade é a extensão na qual o ambiente é relativamente simples ou relativamente complexo.
Existem seis modos básico com os quais as organizações podem reagir aos seus ambientes, são eles: Informações administrativas; mudança estratégica; fusão; projeto organizacional e influência direta.
Muito jóia esta postagem sobre ambiente organizacional. Gostaria de saber mais sobre o assunto.
ResponderExcluirobrigado
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