A Administração e o gerenciamento
A administração determina os objetivos específicos e os fraciona para as diversas áreas da organização, em metas a serem alcançadas. É uma função de criar e estabelecer as políticas.
O gerenciamento, por outro, está relacionado com a condução e execução das políticas pela administração.
O Trabalho do Administrador
Peter Drucker identifica três tarefas igualmente importantes, mas essencialmente diferentes, que devem ser realizadas por um administrador:
· Preenchimento de missão e propósitos da instituição, qualquer que seja o tipo;
· Estabelecimento de trabalho produtivo e da realização dos trabalhadores;
· Administração dos impactos sociais e das responsabilidades sociais.
Além dessas tarefas, Drucker identifica 5 operações básicas no trabalho administrativo. São elas:
1 - estabelecer objetivos
2 – organizar
3 – comunicar e motivar
4 – medir/avaliar
5 – desenvolver pessoas
Diferenças entre Gerenciamento e Liderança
Gerentes:
· Administram as atividades
· Dão suporte às condições e pessoas
· Confiam nos controles
· Têm perspectiva de curto prazo
· Aceitam o status quo
· Perguntam como e quando
· Centram-se nos sistemas e estruturas
Líderes:
· Inovam suas realizações
· Desenvolvem as pessoas
· Inspiram confiança
· Têm perspectiva de longo prazo
· Desafiam o status quo
· Perguntam o quê e por quê
· Centram-se nas pessoas
O Gerente do Futuro
O gerente do futuro, de acordo com Plunkett e Attner, deve dentre outras, ter as seguintes características: procurar mudança; observar as realidades externas; promover um estilo de treinamento; eliminar o medo; criar especialização; ter visão; negociar para resolver problemas; valorizar a diferença; desenvolver a administração participativa; desenvolver o poder das equipes e ser obcecado pela qualidade dirigida ao cliente.
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