terça-feira, 19 de abril de 2011

Comunicação nas Organizações

O avanço tecnológico tornou-se uma importante ferramenta na comunicação das organizações, principalmente na área de marketing. Revistas, jornais e Tvs são meios de comunicação muito usados pelas empresas para se colocar no mercado e anunciar seus produtos. Com a popularização da internet, as organizações tendem a se instalar nos ambientes virtuais, comunicando-se de forma direta ou indireta com seus stakeholders . Através do e-commerce as empresas atingem um mercado amplo, comunicam-se com pessoas de diversas localidades e tendem a aumentar o número de vendas. O e-mail tornou-se uma forma prática de comunicação personalizada com clientes já fidelizados ou potenciais, além de ser um ferramenta importantíssima para comunicação ágil e econômica entre os funcionários. Softwares como CRM (Customer Relationship Management) auxiliam as organizações a criarem e manterem um bom relacionamento com os clientes.

Conceitos e os Tipos de Comunicação.

A dois modos de dividir a comunicação - a comunicação baseada em técnicas estruturadas e a comunicação baseada em técnicas não estruturadas.
No primeiro grupo, integra a Publicidade, o Patrocínio, o Mecenato e algumas acções de Relações Públicas, consideradas ao nível estrutural da gestão. Estas técnicas permitem o desenvolvimento estruturado da comunicação através do planeamento, controlo e difusão das mensagens responsáveis pela imagem institucional da empresa.
As técnicas não estruturadas incluem todas as acções de comunicação de carácter especial, maioritariamente as Relações Públicas e  a cobertura informativa dessas acções, que são controladas pelos mais altos níveis da estrutura organizacional. 
Para estabelecer uma política de empresa, devem considerar-se os elementos e os meios de comunicação controláveis pela organização, que  ultrapassam a comunicação comercial nos seus quatro suportes básicos - o Produto, a Rede de Vendas, a Publicidade  e a Promoção de Vendas - e vão até às Relações Públicas e à comunicação institucional ou corporativa, que é uma tarefa da responsabilidade da direcção geral.
Aqui podemos ver a  divisão das diversas áreas de comunicação da empresa segundo dois vectores principais:

1.       A comunicação de marketing - que é o vector das comunicações de um produto, serviço ou marca;
2.       A comunicação empresarial - que é o vector das comunicações da empresa propriamente dita.
Ambos os tipos de comunicação utilizam os mesmos meios e técnicas de comunicação, embora com finalidades diferentes. A comunicação de marketing tem a finalidade de divulgar e promover os produtos, serviços ou marcas e a comunicação empresarial visa a divulgação da imagem da instituição como entidade que integra um corpo social e que tem direitos, deveres e obrigações.
O importante na comunicação empresarial é a própria imagem da organização que deve ser divulgada através dos factores de posse e dinâmicos de que dispõe. Embora a comunicação de marketing influencie a comunicação empresarial, o inverso acontece com mais incidência, interferindo com todas as outras formas de comunicação.

As Funções e os Elementos da Comunicação.

A comunicaçao interpessoal desempenha quatro funções básicas, que são:
Informação- que visa estabelecer base para a tomada de decisões e para a execução de ordens e instruções;
Motivação- que objetiva influenciar e obter cooperação (e comprometimento) para com os objetivos e metas;
Emoção- Que serve para que as pessoas expressem sentimentos e emoções;
Controle- Cuja finalidade é implementar normas, estabelecer autoridade e responsabilidade.
Num processo de comunicação dever-se-ia dar preferência à comunicação oral, por duas razões fundamentais:
1-     Ocorre na hora e tem continualidade;
2-     Ocorre sobre oportuniade ou problemas imediatos.

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