terça-feira, 19 de abril de 2011

Ética e Responsabilidade Social

        Algumas pessoas ainda pensam que negócios e seus administradores não podem ser altamente éticos e aos mesmo tempo lucrativos.
        Ética é uma coisa que deve ser exercida por todos dentro de uma organização. Um dos maiores desafios dos administradores é fazer isso, enquanto alcançam altos níveis de desempenho econômico.

Ética Administrativa

        Ética é um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indivíduos como certa ou errada. A ética inclui: distinção entre fato e crença; definição de elementos em termos morais; aplicação de princípios morais a uma situação.
        Ao longo dos anos, quatro visões do comportamento ético têm sido identificadas, são elas: visão utilitarista; visão individual; visão de direitos morais; visão de justiça.

Responsabilidade Social

         A responsabilidade social corporativa é a obrigação que uma organização tem de agir de maneira que sirva tanto aos interesses próprios como aos interesses da sociedade.
         Existem duas principais visões sobre o assunto:
1.    Visão clássica: visa somente o lucro nos negócios;
2.    Visão sócio- econômica: assegura que qualquer organização deve se preocupar com o bem-estar social externo e não somente com a área econômica.
               As organizações apresentam diferentes graus de comprometimento com as responsabilidades sociais. Algumas delas são: a estratégia defensiva ( fazer somente o que é obrigado, na área social); a estratégia acomodativa ( tenta fazer o máximo que pode pelas responsabilidades sociais); a estratégia proativa (preenche todos os critérios de desempenho social).

   O Governo e a Responsabilidade Social

        O governo tenta as práticas de responsabilidade por meio de canais diretos e de canais indiretos. As organizações influenciam o governo de diversas formas, algumas das quais estão descritas a seguir:
·       Contatos pessoais- influência exercida por executivos, líderes políticos, etc.
·       Comitês de ação política- organizações criadas com função de criar verbas para políticos, afim de adquirir benéficos para sua empresa.
·       Favores- tática de obter apoio de pessoas influentes.



Diversidade de Força de Trabalho

     Diversidade é a existência de diferenças em uma ou mais dimensões importantes tais como idade, religião, gênero ou etnia, entre pessoas, grupos ou organizações.
      Um dos grandes desafios dos administradores do comportamento organizacional é a determinação daqueles fatos cujos feito negam oportunidade e assim são desperdiçados.
          Um outro desafio é dar apoio ao desenvolvimento individual, de equipe e de competências organizacionais para valorizar e incluir a diversidade como fonte de criatividade e força.
           Por isso, é importante a aceitação das diversidades individuais dentro da organização. Assim como explorar como as diferenças podem beneficiar no ambiente de trabalho e, auxiliar os participantes a compreender seus próprios sentimentos e atitudes a respeito das pessoas que são diferentes.

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