sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Teoria da Burocracia

As Disfunções e Modelos da Burocracia

Para Weber, a burocracia é uma organização cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Cada disfunção é o resultado de algum desvio ou exagero em cada uma das características do modelo burocrático explicado por Weber, são basicamente as seguintes:
· Internacionalização das regras e exagerado apego aos regulamentos;
· Excesso de formalismo e de papelório;
· Persistência a Mudanças;
· Despersonalização do Relacionamento;
· Categorização com base do processo decisorial;
· Superconformidade às rotinas e procedimentos;
· Exibição de sinais de autoridade;
· Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.

Contingências da Burocracia

Uma característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.
Aspectos básicos da teoria da contingência:
· A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto;
· As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente;
· As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

Críticas e Reformulações à Burocracia

As críticas aos princípios burocráticos se baseiam na diferença entre os conceitos teóricos e as aplicações (situações práticas). Responsabilidades claras no trabalho, regras-padrão, e seleção e/ou promoção de acordo com a competência são justas, eficientes e racionais, mas são muito difíceis de pôr em prática e não se adaptam bem a rápidas mudanças e condições incertas do ambiente. As características burocráticas tiram a iniciativa dos empregados e limitam a flexibilidade organizacional.
A burocracia se originou das necessidades organizacionais de ordem e precisão, e da demanda de tratamento imparcial aos trabalhadores. Novas formas organizacionais estão surgindo diante dos nossos olhos, existindo pelo menos quatro ameaças à burocracia:
· Mudança rápida e inesperada;
· Crescimento em tamanho;
· Complexidade da moderna tecnologia;
· Uma ameaça basicamente psicológica, ocorrendo rapidamente a partir de uma mudança no comportamento gerencial.

Relação entre as Teorias Clássicas

· Taylor – Administração Científica: Treinamento em regras; uma melhor maneira de fazer; motivação financeira; divisão do trabalho.
· Fayol – Teoria Administrativa: Definição das funções administrativas; divisão do trabalho; hierarquia; autoridade; equidade.
· Weber – Modelo Burocrático: Regras; impessoalidade; divisão do trabalho; hierarquia; estrutura da autoridade; racionalidade.

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