sexta-feira, 11 de março de 2011

Funcionário Gato e Funcionário Cachorro




Por: Bruno Nascimento Ferreira

Daniel Godri,  fala sobre a motivação, justamente comparando a atitude do gato e do cachorro. O tema é bom,  já que  se pode comparar e comprovar na prática o que foi demonstrado na teoria pelo autor da palestra.
Ele alega que o gato é muito mais inteligente que o cachorro. Só que é preguiçoso. Ele leva um tempão para acordar, se espreguiça, é lento. Sabe de tudo o que está se passando, mas não participa. Ele é um ser independente, só que até demais. Ele não vibra com a chegada do dono, tem uma atitude introspectiva. Ele não defende a casa em que mora, é esperto, mas foge quando percebe o perigo. Não enfrenta.
Já o cachorro é o primeiro a te receber e ama o dono incondicionalmente, vibra quando ele chega, defende, dá a própria vida. Ele nunca cansa, sua motivação é extraordinária. O cachorro recebe bem não importa como a pessoa esteja. Bem ou mal vestida, independentemente do humor. E ele conhece seu dono de longe. O gato guarda rancor, o cachorro não. E tem uma capacidade fantástica de perdoar. Por mais que o dono expulse e brigue com o cachorro ele sempre encontra um jeito de conquistar o dono novamente. Além disso, se for bem treinado, o cão aprende rapidamente e se orgulha quando faz a coisa certa.
O Brasil está cheio de funcionário gato. Pessoas inteligentes, mas que não tem entusiamo, não participam, não têm iniciativa. Precisamos de pessoas com a vitalidade e o otimismo do cachorro. Funcionários que acreditem e defendam a empresa até o fim, que realmente se importem, que perdoem algumas atitudes ou palavras impensadas e sempre busquem reconquistar e encantar cada cliente. O gato é um animal maravilhoso, mas o seu comportamento não é o ideal para um funcionário eficiente. Uma empresa não pode admitir pessoas que chegam atrasadas, cada dia em um horário, lentas e sonolentas, preocupadas somente com elas mesmas.
O funcionário cachorro é aquele que defende a sua empresa a qualquer custo, mesmo que alguém fale mal dela. Ele vai procurar resolver o problema do seu cliente, vai lutar para reverter qualquer situação negativa e zelar pela imagem da empresa. E ele conhece bem cada um de seus clientes.
Quando alguém fala mal da empresa, o funcionário gato começa a se coçar, balança a cabeça para a frente, concorda, e até diz que ouviu falar de outros casos. Quem quer um funcionário assim? Nenhuma empresa é perfeita e nenhuma está livre de cometer erros, mas se os seus funcionários tiverem uma atitude positiva e comprometimento, tal qual o cachorro, a solução dos problemas surpreenderá e fidelizará o cliente para sempre.

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