quarta-feira, 23 de março de 2011

Agir com RAZÃO ou EMOÇÃO?


Muitas vezes em nossa vidas, passamos por momentos em que devemos pensar em como agir. E, tomar a decisão de forma racional, muitas vezes não se mostra a melhor forma de tomar a decisão correta.
Nesse vídeo, é mostrado como tomar a decisão incorreta para um determinado momento, pode te afetar sua vida mais tarde. Será que se ela tivesse tomado alguma atitude, no momento em que teve chance, teria evitado a morte da garotinha? Ou ela teria sido morta também?
Nós, futuros administradores, vamos passar por momentos em que teremos de tomar a decisão correta, então devemos pensar muito antes de tomar qualquer tipo de providência, quando envolve a vida de outras pessoas na decisão que deve ser tomada.
Aprender a ponderar a razão e a emoção não é uma tarefa fácil, mas é uma lição que deve ser aprendida por todos.

Postado por: Sílvia Fernandes

domingo, 13 de março de 2011

A Arte da Guerra - Administração

SEBRAE-MG - Os cuidados na hora de abrir um négocio

Perspectivas da Administração

Por: Danilo Resende.

O Brasileiro, por natureza, é um povo empreendedor, criativo e cheio de atitude, mas quais são as perspectivas de um micro ou pequeno empresário quando tem a iniciativa de abrir um negócio próprio? Quanto a Administração poderá auxiliar essas expectativas a se concretizarem?
Perspectiva por definição do dicionário é “(...) panorama; aparência; probabilidade; (fig.) em-: esperado no futuro.”. Muitas pessoas, se não a maioria, têm o sonho de em algum momento em sua vida possuir seu próprio negocio. No entanto, nem todos tomam as melhores decisões, fazendo com que o que era um projeto utópico e perfeito se torne um pesadelo em vida real.
No ímpeto de tornar consistentes seus sonhos algumas pequenas e micro empresas acabam seguindo caminhos não bem sucedidos, por ausência de administração ou ineficácia da mesma. A Administração tem como por objetivo planejar, organizar, dirigir e controlar, para garantir que o ideal inicial seja alcançado, buscando sempre a melhor e mais eficiente maneira de obter os resultados desejados.
Em uma empresa é necessário fazer planejamento para se estabelecer e criar estratégias para o alcance de objetivos, determinar as necessidades e estudar as alternativas. Posteriormente, é preciso organizar-se, estabelecendo cargos e tarefas específicas, criar uma estrutura organizacional da empresa, desenvolver políticas e procedimentos, e levantar recursos. Em terceiro momento pede-se uma exímia direção, pois ela será responsável por conduzir e motivar os empregados no cumprimento das metas, estabelecer comunicação com os trabalhadores a fim de solucionar conflitos e gerenciar mudanças. E por fim, porém não menos importante, é necessário ter controle, medindo e avaliando o desempenho para tomar as ações cabíveis para melhoria do mesmo.
A Administração deve ser feita de modo eficiente e eficaz, garantindo que os meios utilizados sejam os melhores e mais vantajosos, tanto para o colaborador quanto para a empresa, solucionando os problemas, concretizando os objetivos e obtendo um resultado final satisfatório.
Por tanto podemos concluir que a Administração é de extrema relevância para os pequenos e micro empresários garantindo efetivo sucesso, de forma consistente, constante e próspera, através de seus conceitos e teorias.

Referências:
  • SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 515p.
  • BUENO, Francisco da Silveira. Mini dicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 1996. 703p.

sábado, 12 de março de 2011

Grandes Lições de Roberto Justus


Postado por : Ana Paula Borges

O que é o MEI- Micro Empreendedor Individual?

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado.
Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Além disso, o Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
Pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 60,40 (comércio ou indústria) ou R$ 65,40 (prestação de serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.
Com essas contribuições, o Empreendedor Individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.(www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/oque.php[s.d])

Postado por: Ana Paula Borges

sexta-feira, 11 de março de 2011

Funcionário Gato e Funcionário Cachorro




Por: Bruno Nascimento Ferreira

Daniel Godri,  fala sobre a motivação, justamente comparando a atitude do gato e do cachorro. O tema é bom,  já que  se pode comparar e comprovar na prática o que foi demonstrado na teoria pelo autor da palestra.
Ele alega que o gato é muito mais inteligente que o cachorro. Só que é preguiçoso. Ele leva um tempão para acordar, se espreguiça, é lento. Sabe de tudo o que está se passando, mas não participa. Ele é um ser independente, só que até demais. Ele não vibra com a chegada do dono, tem uma atitude introspectiva. Ele não defende a casa em que mora, é esperto, mas foge quando percebe o perigo. Não enfrenta.
Já o cachorro é o primeiro a te receber e ama o dono incondicionalmente, vibra quando ele chega, defende, dá a própria vida. Ele nunca cansa, sua motivação é extraordinária. O cachorro recebe bem não importa como a pessoa esteja. Bem ou mal vestida, independentemente do humor. E ele conhece seu dono de longe. O gato guarda rancor, o cachorro não. E tem uma capacidade fantástica de perdoar. Por mais que o dono expulse e brigue com o cachorro ele sempre encontra um jeito de conquistar o dono novamente. Além disso, se for bem treinado, o cão aprende rapidamente e se orgulha quando faz a coisa certa.
O Brasil está cheio de funcionário gato. Pessoas inteligentes, mas que não tem entusiamo, não participam, não têm iniciativa. Precisamos de pessoas com a vitalidade e o otimismo do cachorro. Funcionários que acreditem e defendam a empresa até o fim, que realmente se importem, que perdoem algumas atitudes ou palavras impensadas e sempre busquem reconquistar e encantar cada cliente. O gato é um animal maravilhoso, mas o seu comportamento não é o ideal para um funcionário eficiente. Uma empresa não pode admitir pessoas que chegam atrasadas, cada dia em um horário, lentas e sonolentas, preocupadas somente com elas mesmas.
O funcionário cachorro é aquele que defende a sua empresa a qualquer custo, mesmo que alguém fale mal dela. Ele vai procurar resolver o problema do seu cliente, vai lutar para reverter qualquer situação negativa e zelar pela imagem da empresa. E ele conhece bem cada um de seus clientes.
Quando alguém fala mal da empresa, o funcionário gato começa a se coçar, balança a cabeça para a frente, concorda, e até diz que ouviu falar de outros casos. Quem quer um funcionário assim? Nenhuma empresa é perfeita e nenhuma está livre de cometer erros, mas se os seus funcionários tiverem uma atitude positiva e comprometimento, tal qual o cachorro, a solução dos problemas surpreenderá e fidelizará o cliente para sempre.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Reportagem: Folha de São Paulo

             70% dos restaurantes de SP não sobrevivem ao 2º ano

            Nesta reportagem foi feita uma pesquisa pela Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ), em que foram levantados alguns desafios enfrentados por chefes de cozinhas. Foram citados: acertar na contratação da equipe, encontrar um endereço com preço acessível, segurar as contas enquanto o retorno do investimento não vem, carga tributária altíssima e mão de obra qualificada.
            André Mifano, 33, dono do Vito, de culinária italiana, diz ter inaugurado o seu restaurante a dois anos e meio, porém até hoje o investimento inicial no empreendimento, não foi totalmente recuperado. Ele diz não achar mão de obra qualificada, mas deixa claro que sua jornada de trabalho ultrapassa as vezes 18 horas.
            Já Felipe Ribenboim, 28 e Gabriel Broide, 29, sócios do Dois Cozinha Contemporânea dizem que o segredo é manter o controle do empreendimento, começar devagar, para dar conta de tudo. Diferente de  André Mifano, em dois anos os sócios já recuperaram o investimento inicial.
            Para abrirmos o próprio negócio, sempre existirá desafios como vimos na reportagem. Porém o bom empreendedor vê tudo como uma oportunidade. A maioria das empresas que “quebram” tem como principais fatores, a administração incorreta englobando a falta de planejamento.
            O administrador tem que ter uma visão ampla da empresa, ou seja, ver e empresa como um todo. Ser um líder servidor, satisfazer a necessidade do funcionário e não a vontade. Outro fator importante é que muitas pessoas se deixam levar pelo fator financeiro a qual misturam a pessoa física com jurídica ( Princípio da entidade ) e acabam perdendo o controle dos fins lucrativos da empresa.
Referência:
MATOS, Carolina. 70% dos restaurantes de SP não sobrevivem ao 2º ano. Folha de São Paulo. São Paulo, 27 Fev. 2011. Disponível em:
< http://acervo.folha.com.br/fsp/2011/2/27/10-mercado> acesso em: 4 mar. 2011

Postado por: Ariadne Soares